terça-feira, 31 de julho de 2012

Análise do filme Prometheus


Neste post farei uma breve análise do filme Prometheus.


Quando vi os anúncios desse filme, de cara imaginei algo com naves espaciais, alienígenas, espaço, efeitos especiais sinistros, enfim, um bom filme de ficção científica. Ótimo, gosto desses filmes mesmo. Esperei pela época de inauguração sem procurar nada sobre ele. Já na semana da estréia, dei uma olhada na internet para saber o que esperar do filme. Coisas próximas como “o filme precede a série Alien” pipocaram nas pesquisas. Caramba, eu gosto da sequência dos filmes do Alien (só não vi o último). Uma história anterior, complementando o enredo seria bem interessante. Pronto, o filme deve ser muito bom.


Inclusive cheguei a ver um trailer na internet que se mostrava bem entusiasta, com excelentes efeitos visuais e sonoros. Poxa, é claro, o filme é dirigido pelo Ridley Scott, mesmo diretor do filme Alien (o primeiro da série). Vamos ao que interessa.

O filme se inicia mostrando uma espécie de alienígena que, bebendo um líquido estranho, se dissolve. Nisso seu DNA vai se misturando na água e assumindo novas formas. Resumindo: esse camarada chega num planeta inabitado, se mata em prol de formar novas formas de vida primitiva. Sem muito esforço associamos tal planeta à terra e nós, humanos, como versões evoluídas desse DNA milhões de anos após esse episódio. Em seguida o filme nos mostra dois arqueólogos, Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green), encontrando uma espécie de mapa celestial coincidente em várias partes do planeta, algo como um mapa do tesouro do espaço. Enfim, nos primeiros 5 minutos já sabemos que somos derivados dos alienígenas e que os povos antepassados, de alguma forma, sem terem comunicação uns com os outros, apontavam uma localização no espaço que os protagonistas interpretaram como sendo a origem de tudo.


Cenas depois astronautas dos mais variados calibres acordam da hibernação espacial (similar àquela dos filmes do Alien). Dois deles são os mesmos arqueólogos Elizabeth e Charlie do início do filme. Um dos tripulantes é o andróide David (Michael Fassbender), que pela cronologia acredito ser de um modelo inferior ao do primeiro filme Alien e, assim como nos outros filmes, teve grande participação no enredo. Não posso fazer comentários sobre sua participação pois faz parte do “mistério” do filme.


Depois de alguns debates, histórias, explicações, enfim eles chegam a uma lua chamada LV-223. No início, pensei: pronto, está ai o planeta que a equipe do Alien visitou! Mas depois lendo na Internet descobri que na verdade o planeta da subtenente Ripley e companhia era o LV-426. Bom, mas isso não corta a ligação entre eles, pois existem frases, personagens e cenas do filme que são claramente predecessores de Alien. Por exemplo, a mega empresa Weyland Corporation que financia a expedição da Prometheus, criada pelo personagem empresário Peter Weyland, mostra-se, pela lógica, como a antecessora da Weyland-Yutani do Alien. Existem outros detalhes relacionados, mas prefiro não comentar, pois parte deles é essência desse filme. Prefiro deixá-los para vocês. Vou apenas mostrar uma imagem que claramente relaciona os filmes.

Humanóide, acima do Prometheus, abaixo do Alien

Tanto em Alien, quanto em Prometheus, ao vasculhar suas respectivas luas as equipes se deparam com um humanóide alienígena morto que aparentemente controlava uma máquina. Enfim, para aqueles que gostaram da sequência dos filmes do Alien, recomendo assistirem essa obra.

Agora, comentando um pouco sobre o filme como uma produção independente, posso lhe dizer que o mesmo proporciona um bom entretenimento. Não chega a ser um sucesso estrondoso como Aliens (Aliens, o resgate – como foi chamado aqui no Brasil), mas é um bom filme. Os pontos fortes que considero são os mistérios que rondam os tripulantes da nave Prometheus, a trilha sonora e os gráficos. Aliás, os gráficos são fantásticos. Quanto a estória em si, eu achei que o tema principal sobre “a origem da vida” já é mostrado no primeiro minuto do filme, deixando-o meio sem nada especial pra descobrir. Mas fora isso o filme é muito bom.


Bom, vou me reter aqui. Fechando essa análise eu recomendo assistir esse filme. Ele fica melhor ainda se você gosta dos filmes do Alien.

Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:

Obrigado pela companhia.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário