quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análise do jogo Demon's Souls


Neste post farei uma breve análise do jogo Demon's Souls do Playstation 3.

 

"Soul of the mind, key to life's ether.
Soul of the lost, withdrawn from its vessel.
Let strength be granted, so the world might be mended.
So the world might be mended."


Comecei esse post com uma das falas da "The Maiden in Black", uma importante NPC do jogo que permite a compra de seus Levels. Compra de Levels? Com isso, de cara, você já deve estar pensando numa engine de jogo similar ao Diablo, onde você escolhe quais habilidades vai "comprar" a cada nível que avança. Em Demon's Souls é diferente. Aqui tudo que você mata lhe dá Souls. Com essas Souls você poderá comprar armas, magias, milagres, concertar equipamentos e inclusive aumentar os pontos do personagem. Ou seja, o sistema é simplista, mas ao mesmo tempo emocionante, pois uma compra de magia equivocada, por exemplo, vão lhe custar menos avanços no próprio personagem. A ideia básica que um jogador de Demon's Souls deve ter é que tudo o que você faz tem consequências reais e definitivas no jogo. Não há opções de "voltar ao save anterior". Se você gasta (ou perde) suas Souls, já era, vai ter que acumular outras novamente. Veja abaixo (à esquerda) os pontos do personagem que você pode "comprar" com as Souls.


Uma das coisas mais atrativas no jogo é a dificuldade. Como eu estava dizendo, suas Souls são muito valiosas. Quando você morre durante uma fase, seu corpo fica caído no local com todas as Souls. Você é então remetido ao ultimo save point (que são pouquíssimos) com zero Souls. Para recuperá-las você precisa voltar ao lugar onde morreu, enfrentando todos os inimigos novamente. Sempre, realmente, quando isso acontece agente fica com uma sensação de urgência em pegar o corpo. O problema acontece se, durante esse período de "recuperação das Souls" você morrer novamente. Você perde todas as Souls. É duro, já perdi cerca de 40 mil Souls. Mas acredite, depois de lições como essa agente aprende a jogar Demon's Souls como se deve: com muita cautela e encarando cada inimigo como se fosse o mais difícil (o que na verdade é, pois cada um deles, até o mais fraco zumbi, pode te matar).

Outra coisa excelente: você tem muita variedade de personagens, armas, magias e milagres durante o jogo. Só no inicio você precisa escolher entre 10 classes. As classes são Soldier, Knight, Hunter, Priest, Magician, Wanderer, Barbarian, Thief, Temple Knight e Royalty (mostrada na foto de cima para baixo, da esquerda para a direita). A foto foi retirada do próprio encarte do jogo.


O ambiente do jogo é excelente. Remeteram-me às lembranças de jogos clássicos como ICO, Shadow of the Colossus e Diablo II. Apesar de não ser um jogo de horror, alguns trechos, mais especificamente as cavernas (trecho opcional do jogo) no final do mundo Stonefang tunnel são sinistras. Na ocasião eu estava jogando à noite. Meu personagem Zael percorrendo uma caverna com vários esqueletos de lacraias gigantes presos nas paredes. Fiquei realmente com medo!

Os castelos são fantásticos. Também lembram momentos da série Final Fantasy ou cenas do filme Senhor dos Anéis. Veja abaixo um vídeo do Zael percorrendo um trecho do mundo Boletarian Palace. Fantástico o cenário.


Nesse jogo tem de tudo! NPCs que lhe ajudam, que tentam te matar, que lhe enganam, que matam os outros NPCs, jogadores da internet que lhe ajudam, que invadem o seu mundo pra te matar, enfim, é um Action RPG que atende a todos. Só comentando um pouco mais sobre o sistema, o jogo basicamente é solo. Entretanto, você e os outros jogadores da internet podem optar em deixar mensagens no chão para ajudar uns aos outros. São como pistas do tipo "cuidado com o inimigo à frente" ou "há uma passagem secreta aqui" que ajudam muito o andamento da aventura. Outra coisa emocionante é o fato de você poder invadir o mundo de outro jogador para tentar matá-lo, ou então, deixar uma mensagem de ajuda, oferecendo-se para auxiliar alguém da internet a matar seu próximo chefe. Sinceramente, as partes mais emocionantes do jogo foram quando eu estava percorrendo alguma fase, que por si só já é dificílima, e aparece uma mensagem vermelha na tela "o jogador tal invadiu sua fase". Cara, daí você já sabe que ele virá com tudo pra te matar. Essas questões de ajudar ou invadir as fases alheias são essencialmente úteis para transformar a tendência do seu personagem em Pure Black ou Pure White - leia-se, muito do mal ou muito do bem. Têm trechos do jogo que só são acessíveis quando o jogador está em determinada tendência. Acredite: você vai querer mudar de tendência para acessá-los. Ah sim, além da tendência do jogador, tambem existe a tendência dos mundos.

Como você está percebendo, o jogo é enorme. Eu terminei em exatamente 79 horas e 40 minutos com meu personagem no Soul Level 96 (eu estava no 99, mas o último chefe "drenou" 3 levels... sacanagem). Cheguei a tirar uma foto do save de recordação.


Veja também a foto do meu personagem, Zael, um Wanderer.


Pessoal, eu poderia escrever um livro sobre esse jogo. Aliás, gostei tanto dele que escrevi neste blog minha aventura por todas as cinco fases.

Jogando Demon's Souls - Boletarian Palace (parte 1)
Jogando Demon's Souls - Stonefang Tunnel (parte 2)
Jogando Demon's Souls - Tower of Latria (parte 3)
Jogando Demon's Souls - Shrine of Storms (parte 4)
Jogando Demon's Souls - Valley of Defilement (parte 5)
Jogando Demon’s Souls – upando o Wanderer (parte 6)
Jogando Demon's Souls - Shrine of Storms (parte 7)
Jogando Demon's Souls - Boletarian Palace (final)

Se você está procurando por um Action RPG de PlayStation 3 com muitas horas de jogo que valham a pena cada minuto, cada item, cada morte, não pensem duas vezes. Esse jogo é o Demon's Souls. Antes da pontuação dessa análise vou postar um vídeo sobre o trecho final do game, inclusive com o final do jogo. Para aqueles que, igual a mim, não querem ver o final do jogo (a não ser pessoalmente), assista apenas o inicio do vídeo, onde Zael caminha pelo deserto.


Bom, é isso. É claro, vou também ressaltar os pontos fracos: a música do jogo é muito fraca. Poderia, sem muito esforço, melhorar bastante esse quesito. Mas tudo bem, isso não atrapalhou minha decisão de levá-lo a um dos melhores jogos que já joguei na vida.



Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:
Dificuldade:
Horas de jogo: 80
Plataforma: Playstation 3
Gênero: Action RPG
 

Obrigado pela companhia. Espero ter lhe ajudado a descobrir um pouco mais sobre esse excelente jogo. Aconselho também a leitura do link http://demonssouls.wikidot.com/, que mantém nada mais, nada menos que uma wiki completa sobre o jogo. Confesso, eu joguei na marra, sem "colar" pela internet (só um pouco, as vezes, rsrsrs).
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário