quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análise do jogo Resident Evil 5


Neste post farei uma breve análise do jogo Resident Evil 5 do Playstation 3.


Vou direto ao assunto!
O jogo é bom? Sim, é excelente. Acho que você pode considerá-lo como um dos jogos que todos que possuem um Playstation 3 deveriam comprar. Se for o caso, atente-se em comprar a versão Gold Edition, pois há várias opções extras.
O jogo é melhor que Resident Evil 1 ou 2? Pessoal, sem preconceitos agora. Desde Resident Evil 4 a Capcom abandonou o verdadeiro Survival Horror e cedeu, talvez especulando maior vendagem (o que de fato deve ter obtido), evoluindo a série Resident Evil para jogos mais de ação do que terror. Eu fatidicamente anuncio que Resident Evil 2 é um dos melhores jogos já fabricados, lá na época do Playstation 1, lembra? Então minha resposta é: não! Como eu adorei os jogos RE 1 e 2, justamente por serem do estilo verdadeiro de Survival Horror, encarar o 5º da série e não tomar nenhum susto realmente desempolga um pouco. Mas, como eu disse: sem preconceitos quanto ao passado! Resident Evil 5 é excelente, mas devemos encará-lo como um jogo de ação com um pouquinho de horror.
Vale a pena comprá-lo? Claro. Você não vai se arrepender!


Chris Redfield e Sheva Alomar são os personagens jogáveis da sequência principal, mas há extras (Gold Edition) onde é possível jogar com outros personagens. Por exemplo, há o jogo opcional Desperate Escape, onde se joga com a Jill Valentine. Isso mesmo meu caro, um dos personagens principais é Chris, aquele lá do Resident Evil 1. O jogo tem uma grande variedade de armas. São vários tipos de pistolas, shotguns, alguns rifles e metralhadoras. Enfim, tudo para se concretizar um massacre completo de zumbis.


Os pontos mais fortes que considero no jogo são: os gráficos e a jogabilidade. Os gráficos são excelentes, com os cenários bem trabalhados e os inimigos bem apresentados. A jogabilidade oferece a possibilidade dos personagens, Chris e Sheva, se ajudarem durante a narrativa. O fato de tê-los interagindo entre si, compartilhando itens, compondo estratégias para matar os inimigos, é realmente bem interessante.

O principal ponto fraco é que o jogo se afastou ainda mais do Survival Horror. O cenário é bem claro, se passando praticamente durante o dia. Poxa, estamos falando de Resident Evil! O jogo tinha que explorar mais "a escuridão da noite", mas tudo bem. Ele também devia se passar mais em locais fechados. A maioria dos cenários são abertos. Tem um capítulo em que eles passeiam de barco de um lado pro outro tentando encontrar uma relíquia para abrir um portão. É legal, mas cadê a mansão, o departamento de polícia? Enfim, Raccoon City faz parte do RE. Achei que eles poderiam ter trabalhado mais esse clima.


Bom, apesar de todos esses meus comentários negativos sobre sua distância dos clássicos do Playstation 1, Resident Evil 5 é muito bom. De vez em quando tenho vontade de jogá-lo novamente. A dinâmica de mira/tiro trazida do Resident Evil 4 é muito viciante. Você acaba gostando de colecionar armas e munições para se divertir na matança dos zumbis.


Então, fica ai minha análise.

Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:
Dificuldade:
Horas de jogo: 10
Plataforma: Playstation 3
Gênero: Survival Horror


Obrigado pela companhia pessoal!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário